Os habitats recifais encontrados no barlavento das ilhas (expostos), são menos diversificadas em especies de corais e têm uma cobertura baixa (8%) de coral vivo , enquanto os habitats de recifes protegidos (sotavento), são as mais diversas e com maior cobertura (32%) de coral vivo.
As macro-algas apresentaram um padrão semelhante, com um rendimento médio de 50%, maior quando comparado com os recifes descritos para Ensenada Grande de Almirante (4%), sul do arquipélago.
É registrado um aumento de 35% no número de espécies de corais de Bocas del Toro, sendo o total das espécies conhecidas para a região de 54, o que representa 88% da diversidade total para o Panamá. Descobrimos que os recifes do Parque Nacional Marinho Isla Bastimentos não representa a variedade de habitats, a diversidade e abundância de espécies que estão presentes em outros locais fora dos limites da área protegida.
Além disso, os recifes de coral tiveram a maior diversidade de espécies de os outros grupos estudados. Esta avaliação encontrou 121 espécies de algas (excluindo as calcárias de crosta), 36 esponjas, 36 octocorais, 82 de moluscos coletados neste estudo, mas contando o site com mais de 500 espécies reconhecidas, o número associado a recifes coral deve ser muito maior, 39 crustáceos, relativamente baixo, já que muitos deles são críticos e difíceis de coletar, e mais de 100 espécies de peixes.
Mas o grande valor destes ecossistemas, pela biodiversidade alta como a importância para a subsistência da população local, como este é onde eles conseguem seus alimentos, a maioria dos recifes estão se deteriorando rapidamente, especialmente pela sobrepesca, a descarga de sedimentos e aumento descontrolado do turismo.
(Estudo Ecológico Rápido da região do Parque Nacional Marinho Ilha Bastimentos)
BOCAS DEL TORO
REGIÃO