As ervas marinhas estão plantas com flores adaptadas a viver submersas no mar. Pode dominar zonas rasas costeiras formando pradarias.

Ervas marinhas fotossintetizam como as plantas terrestres. Durante a polinização o pólen é transportado pela água. Suas flores são pequenas.

Exigem grandes quantidades de luz solar, em alguns casos até 25 vezes mais luz do que as plantas terrestres.

Em Bocas del Toro pode ser encontrado nas planícies de areia vizinhas das ilhas.

As ervas marinhas também servem como viveiros para peixes jovens, adicionam oxigênio na água, estabilizam o fundo marinho e capturam sedimentos. Eles são um elemento importante na dinâmica entre manguezais e recifes de coral. Quando localizado entre eles, as ervas marinhas criam uma zona tampão que impede que os sedimentos e excesso de nutrientes acumulados nas raízes dos mangues afetem o recife, o que beneficia o seu crescimento ea sua produtividade.

Ervas Marinhas eM Bocas:
- Halodule wrightii. É um colonizador primário de áreas afetadas e cresce geralmente em águas rasas.
- Halophila decipiens. Requer menos luz do que as outras espécies e podem crescer em águas mais profundas e com mais sedimentos.
- Thalassia testudinum (Erva de tartaruga). É a erva marinha mais comum no Caribe, caracterizada por ter raízes profundas.
- Syringodium filiforme (Erva do peixe-boi). Ele é reconhecida facilmente por suas folhas cilíndricas. É a preferida do peixe-boi.

(Instituto Smithsonian de Investigações Tropicais, Bocas del Toro)